A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) está realizando nesta semana a 2ª Jornada Internacional Jurídica, reunindo acadêmicos, professores, egressos e convidados especiais para debater temas relevantes da área. O evento também marca uma data importante: os 10 anos do curso de Direito, autorizado em maio de 2015, e que teve sua primeira aula em 12 de agosto do mesmo ano.
De acordo com a coordenadora do curso, professora Alessandra Marconatto, o momento é de celebração e reconhecimento:
— É muito importante para nós do curso de Direito. Este ano comemoramos os 10 anos da nossa trajetória. Nesse período, já formamos mais de 200 bacharéis, que hoje atuam em diferentes áreas do Direito, destacou.
O egresso e advogado Rodolfo Gustineli, um dos organizadores da jornada, também ressaltou a relevância do evento e do curso para a região:
— Desde 2015, a Unipampa tem formado profissionais que hoje atuam como advogados, técnicos e em diversas carreiras jurídicas. Sinto-me feliz em ter a Unipampa como minha instituição de ensino, principalmente pela proximidade e o diferencial dos professores, algo que nem sempre encontramos em outras universidades, afirmou.
A primeira edição da Jornada Internacional Jurídica aconteceu em 2023, fruto de uma ideia conjunta de Gustineli e da professora Alessandra. O objetivo, segundo eles, é aproximar a comunidade acadêmica e atrair olhares para o potencial educacional da fronteira.
Neste ano, a programação será realizada em três dias, com início na quarta-feira pela manhã, marcado por um café de boas-vindas e o encontro com egressos do curso. Ex-alunos foram convidados a retornar à instituição para compartilhar suas experiências profissionais com os atuais acadêmicos.
— Queremos valorizar a trajetória dos nossos egressos e mostrar aos estudantes que há muitas possibilidades no campo jurídico. Esse intercâmbio de experiências é fundamental, concluiu Alessandra.